SCM RECEBE VISITA DE CORTESIA DA PRESIDENTE DO IGQPI, ACOMPANHADA DA SUA EQUIPA, NO ÂMBITO DA MISSÃO DA CONSULTORA DA OMPI EM CV

12 de dezembro de 2022 por
Prime Admin e Suporte
SCM RECEBE VISITA DE CORTESIA DA PRESIDENTE DO IGQPI, ACOMPANHADA DA SUA EQUIPA, NO ÂMBITO DA MISSÃO DA CONSULTORA DA OMPI EM CV
 
Foi com muita satisfação que a SCM recebeu na tarde de 06 de Dezembro, a visita de cortesia da Sra. Presidente do IGQPI, Engª Ana Paula Spencer da equipa do IGQPI, nas pessoas da Dra. Sónia Duarte, do Dr. Ailton Alfama e do Dr. Edson Ferreira, na sequência do convite formulado pela Direção da SCM, no âmbito da missão da Consultora da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Dra. Glória Braga, em Cabo Verde, com o intuito de apresentar à Sra. Presidente do IGQPI e Comitva, as Plataformas Digitais de Gestão Tecnológica de Direitos Autorais, WIPO CONNECT, CISNET e IPI, que permitem a gestão profissional do Registo, Licenciamento e Distribuição de Direitos Autorais na SCM e debruçar sobre alguns projetos que a SCM tem para desenvolver num futuro próximo, na expectativa de continuar juntamente com os seus Parceiros Públicos e Privados, a dar o seu melhor contributo para a salvaguarda da Propriedade Intelectual dos Autores e Artistas cabo-verdianos, do setor musical.
 
A Presidente da SCM, Dra. Solange Cesarovna, ao usar da palavra, fez a apresentação da consultora da OMPI, à delegação do IGQPI e aproveitou a oportunidade para, agradecer fortemente a Visita de Cortesia da Sra. Presidente do IGQPI e sua equipa à SCM, no âmbito da missão da Dra. Glória, oportunidade esta para a SCM apresentar todos os avanços desta Entidade de Gestão Coletiva nos últimos 2 anos, alguns deles que contam com a forte parceria da OMPI e uma colaboração exemplar e abnegada da Consultora Dra. Glória Braga.
 
Durante a visita, a consultora da OMPI, Dra. Glória Braga, fez uma breve apresentação de como foi a instalação do software WIPO CONNECT nos servidores da SCM na cloud e das as suas funcionalidades, através das quais conseguimos disseminar os dados, no que tange à documentação dos registos de dados dos nossos membros, dos processos de licenciamento e da distribuição, servindo como um suporte técnico, de modo que podemos fazer uma gestão de excelência. Acrescentou ainda que a SCM tem uma atenção especial da OMPI, por ter sido uma das primeiras entidades que usou o software e o primeiro na África Lusófona, enfatizando que a SCM será o primeiro caso no mundo em que o software está a ser usado de forma remota, ou seja, o software é utilizado, não só na sede da SCM, mas também nas outras ilhas onde temos delegação e parcerias e onde os serviços da SCM são prestados. Abordou também a importância das plataformas digitais que a SCM possui e que contribuem para uma distribuição correta e justa, sendo este o 3º ano que a SCM faz a distribuição de forma tecnológica e utilizando as boas práticas.
 
Disse também que a SCM, por ser membro da CISAC, possui contrato de reciprocidade com outras sociedades e que isso ajuda bastante nos processos de cobrança e de distribuição porque, deste modo, a SCM consegue cobrar pelo uso das músicas internacionais e, posteriormente, enviar às sociedades cujos reportórios representa.
Seguidamente, o Dr. Mário, Gestor de Operações da SCM, fez uma apresentação detalhada de todas as funcionalidades do sistema WIPO CONNECT mostrando em cada menu como será feita a inserção de dados e como podemos fazer a busca das informações.
 
Apresentou, igualmente, o Cisnet, a maior plataforma do mundo autoral no domínio da música, que tem os catálogos geridos por todas as entidades de gestão coletiva que atuam no dominio da música. A Cisnet é um plataforma desenvolvida pela CISAC e ajuda a SCM obter as informações corretas das obras declaradas noutras sociedades e dos membros que representamos, de modo que podemos saber as percentagens de outros participantes na mesma obra e para qual sociedade distribuir.
Passando para o ponto do licenciamento, a Dra. Lara Ramos, Gestora Executiva, fez uma apresentação, muito breve, de como cadastrar os utilizadores e como será feita a faturação a partir do software Wipo Connect.
 
A Presidente da IGQPI disse que a SCM está a fazer um excelente trabalho e que a SCM está de parabéns por todo o trabalho desenvolvido.
Aproveitou o momento para dizer que, para o IGQPI, o ano 2022 foi um ano muito produtivo e que foi possível a adesão ao ARIPO, trabalho que durou cerca de um ano, durante a época de pandemia e que o objetivo agora é traçar estratégias de ação a serem executadas no próximo ano.
 
A presidente e o vice-presidente da SCM, Dra. Solange Cesarovna e Dr. Joaquim Andrade e a Consultora da OMPI, Dra. Glória Braga respectivamente, aproveitaram o ensejo para agradecerem fortemente a visita de cortesia da Presidente da IGQPI com a sua equipa e as palavras de reconhecimento que deixou a SCM, pelo trabalho desenvolvido pela Direção e sua equipa de colaboradores ao longo destes nove anos de vida.
 
Porque a Música É Vida!
Juntos pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos em Cabo Verde!
Prime Admin e Suporte 12 de dezembro de 2022
Partilhar este post
Etiquetas
Arquivar