Missão

Temos como missão a gestão colectiva dos direitos patrimoniais e morais do que actuam no domínio da música, recompensando justa e adequadamente os músicos, autores, compositores, intérpretes, produtores, e publishers,​​ promovendo o seu desenvolvimento, iniciativa, liberdade e produção musical, assim como a protecção social dos seus membros, contribuindo para uma melhoria significativa do valor da música de Cabo Verde, dos seus agentes e do público.

Visão

A SCM pretende ser a entidade de referência a nível nacional e internacional na gestão colectiva dos direitos patrimoniais e morais de pessoas que actuam no domínio da música em Cabo Verde, contribuindo para a sua afirmação e excelência enquanto factor estratégico de desenvolvimento do país e da sua população.

Serviços

Representação

A SCM age em representação dos seus membros e dos titulares de direitos estrangeiros que represente, incluindo na proteção e defesa desses direitos perante autoridades públicas e tribunais.


Licenciamento

A SCM cobra, em representação dos seus membros, os direitos associados à utilização do repertório gerido por si.


Distribuição

A SCM cobra, em representação dos seus membros, os direitos associados à utilização do repertório gerido por si.

Breve historial

A Sociedade Cabo-verdiana de Música, cuja criação foi publicada no BO de 18 de Junho de 2013, teve a sua primeira assembleia-geral na Cidade da Praia, onde Solange Cesarovna foi eleita, por unanimidade, Presidente do Conselho de Direcção.

Em 2020, instalou-se a solução de Gestão Colectiva Wipo Connect, e fez-se a primeira distribuição de direitos Autorais. No ano seguinte, conseguiu-se a primeira distribuição de Direitos Conexos.

Em 2022, a Delegação Norte é aberta em Mindelo. Ocorre com sucesso a 1a edição Prémios SCM.

No mesmo ano são eleitos os Órgãos Sociais, com a Presidencia do Conselho Directivo a passar para Nhelas Spencer.

Em 2023, a SCM passa a ser membro da CISAC. 

O lançamento deste Portal para prestação de serviços online ocorre em 2024.

Estamos apenas a começar uma longa caminhada. Juntos.


Valores

Espírito de Missão 

Tudo o que fazemos tem como objectivo final o desenvolvimento da música de Cabo Verde, em benefício, de forma justa, dos seus agentes e do país.

Ética e Integridade

Pautamos a nossa atuação pela idoneidade e pela transparência em todas as situações.

Comunicação

Comunicamos de forma efetiva e clara quer interna, quer externa relativamente ao que fazemos, porque fazemos e como fazemos.

Cooperação e Compromisso

Trabalhamos de forma construtiva, empenhada e fiável, como uma equipa e em equipa com os nossos membros, beneficiários, usuários e parceiros.

Inovação e Excelência

Procuramos permanentemente a melhoria dos nossos processos, pessoas e produtos, trabalhando com determinação, agilidade e foco estratégico.

Desenvolvimento

Identificamos e implementamos novas atividades que contribuam para o nosso desenvolvimento e para a criação de valor para todos os beneficiários.